Estilo Pet
Para sanar dúvidas e reduzir o abandono
Entidades emitem documento sobre questões envolvendo cães e gatos durante a Covid-19
Divulgação -
O Centro Pan-Americano de Febre Aftosa e Saúde Pública Veterinária da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Panaftosa-Opas/OMS) e a organização Proteção Animal Mundial (WAP/World Animal Protection) formularam uma série de perguntas e respostas para tentar dirimir dúvidas que possam gerar o abandono de animais de estimação durante a pandemia.
O documento destaca que a desinformação gera medo, que está resultando no cruel abandono e sacrifício de cães e gatos. “A pandemia (...) está causando muita incerteza em todo o mundo de várias maneiras, entre elas, a ameaça ao bem-estar dos animais de estimação. Isso pode levar a outras situações de impacto à saúde pública, como aumento de mordidas e agressões de animais, atropelamentos que resultam em acidentes de trânsito e, possivelmente, aumento na ocorrência de doenças entre animais e eventuais zoonoses como raiva, leishmaniose, entre outras”, diz o texto.
Confira algumas perguntas e respostas
1. Cães e gatos podem transmitir Covid-19 para as pessoas?
A Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), a Associação Mundial de Veterinários de Animais de Estimação (WSAVA), bem como outras instituições de saúde humana e animal, apontam que atualmente não há evidências científicas de que animais de estimação são uma fonte de infecção.
2. Posso beijar e abraçar meus cães? Posso deixar meus cães beijarem e abraçarem a mim e aos meus filhos?
Embora amemos nossos animais de estimação, beijá-los não é uma boa ideia. Cães e gatos, como nós, têm muitas bactérias na boca que podem causar doenças. Alguns cães gostam de ser abraçados, outros não. Não abrace gatos ou cães que pareçam desconfortáveis ou assustados - eles podem estar estressados e morder. Essa dica é especialmente importante para as crianças, porque elas não conseguem ler o comportamento de um gato ou cachorro tão bem quanto os adultos.
3. Se eu tiver a Covid-19, devo evitar o contato com meus animais de estimação?
Embora não haja evidências de que os cães tenham sido infectados com Covid-19 e poucas evidências de que os gatos possam ser suscetíveis, ainda é recomendável que as pessoas que contraíram a doença limitem o contato com os animais até que mais informações estejam disponíveis sobre o vírus. Desta forma cuidamos de nós mesmos e cuidamos deles. Ainda falta muito a aprender sobre a doença.
4. Se eu tiver o coronavírus, devo colocar meu cão ou gato em quarentena?
No momento, não há evidências científicas de que os animais de companhia possam ser uma fonte de infecção por coronavírus em humanos. Portanto, não é necessário colocar seu animal em quarentena se você ficar doente. No entanto, o CDC recomenda que “… se você contraiu a Covid-19, limite o contato com os animais até obter mais informações sobre o vírus.
5. Se meu cachorro ficar doente, o que devo fazer?
Cães e gatos podem adoecer por vários motivos. Atualmente, não há evidências de que os cães possam adoecer com o novo coronavírus e faltam evidências para confirmar que os gatos adoecem por este novo vírus. No entanto, se o seu cão ou gato desenvolver uma doença atípica ou entrar em contato com alguém com Covid-19, ligue para o seu veterinário ou um funcionário da saúde pública.
6. Se meu cachorro ficar doente, devo colocar uma máscara nele?
Não. A máscara pode interferir na respiração dos animais e causar estresse e falta de ar. Raças de focinho achatado (pugs, bulldogs, gato persa, etc.) que já têm dificuldade para respirar, podem sofrer de hipertermia (aumento grave da temperatura corporal) e podem desmaiar se mantivermos o uso de mascara nestes animais.
7. Posso levar meu cachorro para passear?
O mais importante é que você siga as quaisquer regras e recomendações que tenham sido comunicadas pelo seu governo a respeito de sair de casa e permanecer em segurança. Se você ainda pode sair, sem contato com outras pessoas e animais e não apresentar sintomas de Covid-19, pode levar seu cão para passear.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário